terça-feira, 26 de agosto de 2014

Curiosidades: Catedrais Góticas

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que segundo pesquisas, é a evolução da arquitetura românica e que precede a arquitetura renascentista.
Foi desenvolvida no Norte da França durante a Alta Idade Média entre os anos 1050 e 1100, originalmente se chamava "Obra Francesa".
O termo 'gótico' só apareceu na época do Renascimento como um insulto estilístico, já que para os Renascentistas a arte gótica é bárbara, sendo tipicamente Medieval. A palavra gótico é em referencia aos Godos, povo bárbaro germano.

Alguns provavelmente terão certa dificuldade ao diferenciar as catedrais,mas é muito mais simples do que se imagina: abóbadas elevadas e grandes, pilastras ou feixes de colunas, vitrais, rosáceas e "torres pontudas" (o chamado "verticalismo").... Na verdade, geralmente se a igreja tem torres pontudas é porque ela é gótica ou neogótica..... (risos)

Mais um detalhe importante é que as maiores catedrais góticas são francesas, porque foi lá que tal arquitetura foi desenvolvida, certo? Então algo que tem que ficar bem claro é que existem muitas e muitas e muitas catedrais fabulosas na França e eu escolhi apenas algumas pra colocar nessa postagem. Aliás, uma curiosidade sobre as catedrais francesas é que a maioria delas é "Notre-Dame" de alguma coisa, já que isso quer dizer "Nossa Senhora" em francês, então não se confundam, existem várias e várias "Notre-Dames" por toda França, não só a do corcunda, ok?
Farei uma postagem especial só com as notre-dames futuramente, fiquem tranquilos.






Esclarecidos alguns pontos, vamos às igrejas que escolhi:

A Catedral de Notre-Dame de Amiens começou a ser construída em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris.
É uma das maiores catedrais góticas da França, com o seu grande volume interior de aproximadamente 200,000 m³. As abóbadas são as maiores abóbadas de uma nave de todas as catedrais francesas cuja construção foi terminada, medidas passadas somente pela Catedral de Beauvais.



A Catedral de Ulm, localizada na Alemanha, é a mais alta igreja do mundo, com a torre de 161,53 m de altura e 768 degraus. É também um exemplo típico da arquitetura gótica.
Assim como a famosa Catedral de Colônia, a Catedral de Ulm permaneceu incompleta até o século XIX. Sua construção, iniciada com o lançamento da pedra fundamental em 1377, foi concluída apenas 513 anos depois, com a colocação final da torre em 1890.



 A Catedral de Santo Estêvão é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu, está situada no centro da cidade de Viena, na Áustria.
Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII, é também uma das mais importantes catedrais góticas do mundo.
Foi renovada no estilo gótico entre 1304 e 1433. Sua torre norte, elevada à altura de 70 metros, foi renovada de acordo com a estética renascentista em 1579 e seu interior adquiriu uma tendência levemente barroca.
Acho que é uma das poucas dessa postagem que tem algumas características mais diferenciadas, um pouco de cor aqui, uma coluna um pouquinho mais redondinha aqui.... Nada que "ungoth" ela.
(nesta foto uma das torres está em reforma, mas infelizmente a maioria das fotos dela estão assim.)




A Catedral de São Vito é o prédio de estilo gótico mais importante da República Tcheca. Situada no Castelo de Praga e estando construída juntamente com o castelo, é o resultado do trabalho contínuo de vários séculos. A catedral alberga numerosos tesouros históricos e artísticos, desde joias da coroa até os mausoléus das personalidades mais emblemáticas do reinado, a construção da catedral no seu atual estilo gótico foi iniciada em 1344 e finalizou-se depois de uma interrupção das obras no século XV.



A Catedral de Milão situa-se na praça central da cidade de Milão, no norte da Itália.
É a sede da Arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.

A construção do edifício começou em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, em um estilo gótico tardio de influência francesa e europeia, distinto ao estilo corrente na Itália de então. Apenas em 1813 foi a catedral dada por finalizada, mais de quatrocentos anos após o início das obras.
(Essa eu acho realmente cheia de detalhes impressionantes, mais torres pontudas que essa aqui eu duvido.... hehe.)




A Catedral de Colônia localizada na cidade alemã de Colônia é o marco principal da cidade e seu símbolo não-oficial.

A construção da igreja gótica começou no século XIII e levou, com as interrupções, mais de 600 anos para ser completada. As duas torres possuem 157 metros de altura, com a catedral possuindo comprimento de 144 metros e largura de 86 metros. Quando foi concluída em 1880, era o prédio mais alto do mundo. A catedral é dedicada a São Pedro e a Maria.



A Catedral de São Pedro em Iorque, mais conhecida como Catedral de York é a maior catedral de estilo gótico do norte europeu, localizada na cidade de York na Inglaterra.

É a sede do Arcebispo de York e catedral da Diocese de York, e foi declarada completa e consagrada em 1472.



Hope you enjoy it....


See ya!

2 comentários:

  1. Que lindas! Adorei sua explicação inicial, fica bem mais fácil reconhecer pela arquitetura. A que eu mais gostei foi a Catedral de São Vito, ela tem um ar mais antigo e delicado, adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A São Vito é realmente muito majestosa....
      Obrigada flor.... =D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...