quarta-feira, 20 de maio de 2015

Cabelos Góticos: Diferentes estilos e inspirações


Cabelo é uma coisa que interfere muito no look final quando vamos compor um visual, e quem tende a seguir determinadas tendências de alguns estilos mais específicos sabe bem do quê eu estou falando.
Eu mesma sempre tive bastante dificuldade com isso, porque meu cabelo era de um castanho bem claro até recentemente, que não me permitia conseguir determinados resultados que eu desejava pra compor um visual mais old-school/post punk, por exemplo.... A questão é que meu cabelo é muito longo também, e eu queria mudá-lo. Então eu resolvi pintar! E acreditem, já deu uma diferença muito grande.

A questão é que  mesmo que no mundo alternativo não existam regras definidas, algumas coisas indiscutivelmente ficam melhores do que outras. E cada um dos subgêneros da cena tem várias características diferentes que o compõem, e isso é óbvio. Assim como as definições de gêneros musicais são feitas por determinados detalhes característicos de cada estilo, assim acontece com os cabelos e visuais também.

Agora, a parte interessante é que os estilos se misturam de forma interessante, então um estilo pode ter várias características de um outro, e isso é o mais legal do mundo alternativo. Somos livres para usar a criatividade e abusar daquilo que nos atrai, extraindo o melhor de cada subgênero da cena gótica ou de qualquer outra "coisa" pra compor o visual.

O que eu quero dizer, de modo geral, é que não dá pra fazer um look tipo "Deathrock" com um cabelo liso e simples, por exemplo, porque a característica mais forte desse estilo é o cabelo desfiado e muito volumoso, com moicanos e "sidecuts". A partir do momento que você muda a parte principal de um estilo ao se vestir, ele invariávelmente vai acabar se transformando em outra coisa. E isso não é um problema, mas eu acho que é importante conhecer os variados tipos diferentes de hairstyle disponíveis, seja pra aprender a fazer ou só pra saber identificar mesmo.

Por isso fiz a postagem, porque o cabelo facilita muito a produção de um look, seja ele dos mais tradicionais aos mais modernos e futuristas.




          Gótico Tradicional/Old School/Post Punk:

Esse estilo de cabelo desfiado e extremamente volumoso não é mais tão utilizado hoje em dia, mas era muito popular nos meados dos anos 80 quando a cena meio que começou à surgir, então é claro que é uma característica indispensável deste estilo mais tradicional, essa coisa post-punk à la Siox. Eu nunca consegui reproduzir esse estilo por conta da antiga cor clara do me cabelo, ficava absurdamente estranho esse penteado com o cabelo claro, então eu sempre usava ele liso com uma roupa preta mais lisa, ai acabava ficando uma coisa mais darkwave, chata. Mas agora que minhas madeixas estão super pretinhas, com certeza reproduzirei para ir à balada ou ir à eventos específicos. É o meu estilo favorito, mesmo que eu nunca tenha conseguido fazer.



          Deathrock:

O cabelo deathrock é bem semelhante ao gótico tradicional, mas é bem mais "exagerado". Além de desfiados e volumosos, os penteados consistem em moicanos e trechos raspados da cabeça. É mais agressivo e teatral. Eu acho o máximo, mas jamais teria essa coragem pra raspar o meu cabelo. Hehe.
O estilo em si é interessante, bem trabalhado e cheio de acessórios.


          Sidecut:


"Sidecut" é um corte de cabelo, e não um estilo. Que isso fique claro. Consiste no cabelo raspado apenas dos lados da cabeça. É bastante usado nos looks deathrock, como já citei. Mas acho que fica muito interessante com diversas cores e texturas de cabelo diferentes também. É um diferencial bem coringa pra compor um visual, pra quem geralmente prefere usar o cabelo mais liso como o meu. Eu acho muito legal, mas eu não tenho coragem de fazer. Sempre fui muito conservadora com o meu cabelo, desde sempre.
Essa lindona da segunda foto é a Sandila do Nox Et Lux, ela usa esse tipo de corte e tem alguns tutoriais de como fazer e de como cuidar por lá. Vale a pena dar uma conferida pra quem se interessa.



          Romântico/Ethereal/Vitoriano:

Apesar dos estilos vitoriano e medieval serem bem diferentes, os penteados geralmente utilizados por mulheres que apreciam esse estilo são bem semelhantes.
Os cabelos variam entre penteados mais elaborados e cabelos longos bem lisos e soltos. Apesar de cada estilo ter um tipo de cabelo diferente, eu sinto que essas diferenças meio que ficaram ignoradas pelos membros da cena. É muito comum ver um visual gótico vitoriano com cabelo liso, e um medieval com um penteado e alguns acessórios como chapéis e flores, quando na verdade o certo seria o contrário.
Por isso deixei os dois juntos, porque quase não vejo diferença entre os dois tipos de cabelo hoje em dia. De modo geral, chamo apenas de "gótico romântico" que é pra simplificar.
Aliás, a maioria das góticas hoje em dia utiliza somente um cabelo bem longo e liso solto. Afinal, é mais prático pra utilizar no dia-a-dia.


          Coloridos:


Eu acho que a cor do cabelo não interfere tanto no estilo, tem muito mais a ver com o penteado em si. Mas um fato indiscutível é que determinados cores não ficam tão boas com determinados tipos de corte e penteado, mas isso vai muito da pessoa mesmo.
O legal de cabelo colorido é que ele já dá aquele diferencial que a gente quer pra montar um look, acaba ficando mais fácil na hora de se vestir, o resultado fica bem mais fácil.
Algumas cores mais exóticas geralmente são mais utilizadas em subgêneros como "cyber" e "perky". Mas cor do cabelo é uma questão de gosto mesmo, não interfere muito no estilo do visual em si. 



          Loiros:

Bitch, please! Balela esse papo que gótica tem que ter os cabelos negros como "as trevas da alma".
Na minha opinião, principalmente as roupas com tendências mais românticas funcionam super bem com cabelo loiro. Mas já vi muita guria com o cabelo desfiadão estilo post punk e loiro, acho que é mais difícil de trabalhar porque não fica bem em qualquer uma nem com determinados tipos de corte.
O importante é ter estilo e escolher o que combina com você. O resto é fácil de resolver.
Sidecuts são bem-vindos com os loiros também.
Cabelo loiro e maquiagem pesada fica MUITO bom, a propósito.


          Cybergoth:


Cyber é um subgênero do gótico que utiliza vários elementos futuristas, com aquele ar de "industrial". Os cabelos geralmente são bem altos no topo da cabeça com vários adereços coloridos e implantes de pvc e tecido, alguns dreads de lã e várias outras coisas. Geralmente a cor é o preto, apenas com os detalhes coloridos.
Essa coisa "cibernética" não me agrada muito, tanto o estilo quanto a música. Mas eu acho super estiloso, e eu gosto bastante de ver nos outros. Só não me identifico mesmo.
Uma coisa que eu gosto são os óculos de aviador na testa, são uma gracinha. *_*



          Franja:


Algo que eu tenho reparado muito ultimamente é que quase todos as mulheres góticas/alternativas tem algum tipo de franja. E eu acho que isso é porque nos tempos atuais os cabelos têm ficado muito retos e lisos, e isso empobrece o look. Acho que a franja é um modo de dar um diferencial no cabelo, e deixar uma aparência menos chata mesmo.
É sem dúvida uma tendencia desta década dentro da subcultura, e me agrada muito.
Gosto principalmente das bem curtinhas e em V.



            Mais Modernos:

Cabelo mais lisos e com cortes mais contemporâneos. Acho que interessante o dessa tendência é deixar o cabelo com um corte comum utilizado nesta época e acrescentar à ele alguns detalhes simples como uma textura diferente, ou uma cor um pouco mais ousada.
É sem dúvida a solução pra quem precisa se adequar ao trabalho ou necessita de algo mais prático para usar no dia-a-dia, sem deixar de lado o gosto pessoal.





Enfim, eu adorei fazer esse post, ficar pesquisando as fotos e tal. Estou muito em crise com a minha aparência ultimamente, tanto que eu pintei o cabelo esses dias e ainda estou tentando decidir o quê farei com a minha franja.
Acho que é muito legal adequar o estilo do cabelo com o look que a gente escolhe, porque além de ser super divertido, engrandece grandemente a produção como um todo.
Alguns estilos são mais difíceis de consegui que outros, então vou deixar alguns tutoriais pra vocês se inspirarem.



Bônus: 













Hope you enjoy it...

See ya!



6 comentários:

  1. Primeiramente, muito obrigada por me deixar aparecer por aqui, sua linda! Fiquei toda babosa! Ainda mais quando o assunto é cabelo, já que eu nunca decido o que fazer com o meu...
    A postagem é realmente inspiradora! As vezes queria ter mais de uma cabeça pra poder usar diversos estilos diferentes de cabelo, sabe? No momento, estou tentando voltar para o longo e liso... quem sabe eu consiga rs

    Beijões minha linda, e obrigada novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu bem, é uma honra ter você aqui, e com certeza vai aparecer mais vezes!!!
      E meu, eu também não consigo decidir o quê fazer com o meu cabelo, durante muitos anos eu deixava ele com a cor natural e um corte reto sem graça. Agora que me deu a louca de pintar e cortar geral...
      Eu gosto dos cabelos mais longos, acho que permite mais possibilidades, e você vai ficar mais lindona ainda com cabelão!!!!

      Obrigada você San, por todo o seu trabalho e dedicação!!!
      <3

      Excluir
  2. Cara, eu adorei o teu blog! Como assim não tinha vindo visitar ainda??? D:
    E poxa, eu tô num dilema com meu cabelo, e procurando por cortes novos e inovadores.
    A busca continua! Hauauha! Adorei o post! Bexos!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mais que contente por te ver por aqui querida, mesmo.
      Teu blog está no meio daqueles meus favoritos que dá pra contar nos dedos de uma mão só.

      <3

      Excluir
  3. gente tenho 13 anos como faço para ficar estilo dark no cabelo mas o problema que meu cabelo e cacheado ele fica seco quando cresce se eu pegar e relaxar ele para ele ficar com os cachos soltos tem chance de ficar legal e como faço para deixa-los desfiados?

    ResponderExcluir
  4. Ola ! Achei sensacionaaaaal o post, muito bem explicativo e consegue fazer um resumo de algumas ramificações da subcultura gótica ! Só gostaria de deixar uma sugestão que é sobre a representatividade. É muito comum vermos góticos sendo representados somente por pessoas brancas, dando a falsa ideia de que góticos devem ser brancos. Por isso, é interessante ter outras etnias na representação dos góticos, para não fortalecer este esteriótipo. Eu como afrodescendente e gótico sei o quanto isso é importante.
    Abraços, e parabéns novamente !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...